Paracatu sedia o 1º Seminário de Economia da Cultura

Como a área da Cultura pode contribuir para a geração de ocupação e renda dignos, com respeito à vocação das pessoas e ao meio ambiente? Essa e outras questões serão discutidas durante os dias 5 a 7 de dezembro, no 1º. Seminário de Economia da Cultura de Paracatu. O evento será realizado na Loja Maçônica Nova Luz Paracatuense, no centro da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

“Estamos felizes por termos conseguido reunir nomes tão relevantes no cenário cultural brasileiro aqui em Paracatu, uma cidade histórica e rica em diversidade cultural. Este Seminário será uma grande oportunidade para repensar nosso território e expandirmos suas possibilidades a partir da Cultura num momento em que as mudanças climáticas e tecnológicas estão impactando cada vez mais a vida das pessoas”, ressalta Christiane Santos, idealizadora e coordenadora do evento.

Com curadoria de Christiane Pereira dos Santos, Helen Ulhôa Pimentel e Rubem Silveira dos Reis, o Seminário contará com profissionais renomados, como Lala Deheizelin, atriz e pesquisadora da Economia Criativa; José Junior, diretor de Economia da Criatividade e Articulação Cultural do Governo de Minas Gerais; Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã e; Bruno Barroso, da Plataforma Prosas. Para Cybelle, presidente da Guiastur “Muitas pessoas estão sendo mobilizadas para a realização deste Seminário, até aqui são mais de 40 pessoas diretamente envolvidas para que ele aconteça da melhor forma e em tempo recorde. Estamos seguros de que este é o momento certo!

Além de palestras, o público poderá participar de oficinas, painéis de debates e atividades interativas, proporcionando um espaço dinâmico para troca de ideias e insights. “Serão três dias de reflexões necessárias que vão impulsionar a Cultura como um importante pilar no desenvolvimento econômico. Além disso o evento está aberto a qualquer pessoa que se interesse pelo tema, seja de Paracatu ou de outras localidades” destaca Helen Ulhoa, responsável também pela coordenação do evento.

Para a presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Daniela Prado, a cidadania e o meio ambiente serão evidenciados no evento. “Durante o Seminário buscaremos entender como a área da cultura pode contribuir para a geração de uma economia vocacionada nas pessoas e no respeito ao meio ambiente, com geração de emprego e renda dignos e promoção de cidadania, compreendendo a nossa diversidade social e ambiental como ativos fundamentais que nos identificam como um país único”.

Organizado pela Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas (GUIASTUR) em parceria com Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), o Seminário conta com o patrocínio da Kinross Paracatu, por meio do Programa Integrar, e apoio do SEBRAE Minas.

SERVIÇO

1º Seminário de Economia da Cultura de Paracatu – Território em Expansão
DATA: 05, 06 e 07 de DEZEMBRO de 2024.
LOCAL: Loja Maçônica Nova Luz Paracatuense – Centro
Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4GYQGO63_9mqdWnvXar5jgw3-nxnxpYyFmNF0Qs-X1hL6tQ/viewform
Haverá emissão de certificado.  Vagas limitadas.